Roma, Cidade Aberta

Roma, Cidade Aberta do diretor Roberto Rosselini é o filme desta sexta feira abrindo as atividades de março no Cine Clube Brasil Italia.

Entre 1943 e 44, a cidade de Roma, está sob ocupação nazista e é  declarada “cidade aberta”, para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas.

Todo este clima, é pano de fundo para para a história de um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi. Ele planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas.

Escondido dos nazistas no apartamento de Francesco, pede ajuda à noiva de de seu amigo, Pina, que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro, fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado.

Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina, sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.
Filmado logo após a libertação da itália, em locações reais e com atores amadores, Roma, Cidade Aberta tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as condições mais precárias. O filme é considerado um dos maiores da história do cinema pela crítica mundial.

Titulo Original: Roma, Città Aperta
Gênero Drama
Elenco Anna Magnani, Aldo Fabrizi,
Direção Roberto Rossellini,
Ano de produção 1945
País de produção Itália
Duração 97 min.

Em exibição esta sexta, dia 05  às 09h00, 17h00 e 19h00. Entrada franca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s