O caso do acaso: como conheci o ICBI e agradeço por isso

Era para ser apenas um pequeno depoimento para ajudar na reformulação do site do ICBI, mas as experiências são tão marcantes, vão além do apenas aprender a língua italiana, que alguns depoimentos rendem grandes histórias. a seguir segue uma delas, de nossa companheira Hilda Bastos, gestora de RH e eternamente aluna do Instituto.

DSC00379
Lá no meu interior, diga-se de passagem, ouvia música tocada em radiolas com aqueles discos de vinil. Eles me eram emprestados por um amigo que dizia que aqueles discos eram de músicas internacionais. Isso me parecia obvio, afinal, as músicas definitivamente não eram cantadas em português. Mas em um desses discos, uma das músicas me cativou grandemente. Sabia que era uma música em uma língua diferente, não sabia qual, mas era capaz de entender após aquela estofe de ritmo e sentimento emotivo uma palavra: Roberta.

Anos depois, cheguei ao Recife, estabeleci nova vida, novo ritmo, um novo cotidiano. Um certo sábado me deparei em casa com saudades daquelas músicas, com saudades da Roberta, que agora já sabia, era uma música italiana.

Apenas agi. Sem rumo, sai dirigindo pelas ruas da cidade e por acaso me vejo diante de uma casa, coincidentemente localizada a frente do local em que morava a tia do meu marido. Parei. Pensei, nem me demorei muito, olhei e disse a mim mesma, buscando compreensão: o que vim fazer aqui?

Desci do carro, dirigi-me à casa, adentrei e fiz o que todo matuto faz: ô de casa!

Logo aparece aquela senhora, de presença marcante, para mim um pouco mística e retorna: Boa tarde! Em que posso ajudar?

Eu sem jeito lhe pergunto: Isso aqui é o quê?

Ela responde com nova pergunta: você acha que é o quê?

Eu: não sei, pode me dizer o que é?

Então ela conclui: aqui minha flor, é o Instituto de Cultura Brasil Itália.

Foi o suficiente para querer aprender a língua e a cultura desse país maravilhoso, através da meglio professoressa della língua italiana.

E não é que acabei indo conhecer, sem medo algum de errar, claro, a terra de Roberta, da pizza, do macarrão, da Divina Comédia e tantas outras coisas maravilhosas! Ah! linda Itália.

Professoressa Cristina, la segnora é show di pala!

DSC00388 DSC00963

E você? também conhece o Instituto de Cultura Brasil Itália? tem vontade de aprender a língua, conte para nós, vamos compartilhar nossas experiência.

A dopo.

Anúncios

Um comentário sobre “O caso do acaso: como conheci o ICBI e agradeço por isso

  1. Bom dia professora!

    Tenho recebido seus emails e fico bastante grato! Como conversamos no dia em que fui conhecer o instituto, estou me preparando para começar em julho o curso.

    Abraços

    Miguel

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s