venha conferir nossas exposições

Feliz 2017

Felice 2017

Pensando em passear pela cidade, inclua no roteiro o Instituto de Cultura Brasil Itália e aprecie nossas exposições e espaço de conhecimento. A entrada é gratuita. Confira nossa programação:

Exposição: Pinturas de Leonardo da Vinci

 Até 30 de dezembro de 2018

Hall de mostras do  Instituto, a exposição é composta de reproduções das pinturas do famoso artista italiano Leonardo da Vinci, os traços da pintura do Renascimento. Durante a exposição é possível assistir documentário sobre a arte de Leonardo, consultar livros e outras publicações sobre o mesmo.

Exposição: Roma

Até 30 de dezembro de 2018

hall de entrada do Instituto, a exposição é composta de gráficas com imagens da cidade eterna Roma, seus monumentos, sua beleza, seus encantos milenares, durante a exposição é possível assistir documentários sobre Roma e consultar livros e revistas sobre aquela cidade.

Exposição Fotográfica em Branco e Preto

 Até 30 de dezembro de 2018

Sala 1 do Instituto, a exposição é composta de fotografias originais de fotografos italianos, retratando o cotidiano da Itália e dos italianos.

Fotografos italianos participantes: Sergio Cipriani, Aurelio Spinelli, Renato Pennuti, Rosangela Betti, Nicola Frangione, Carlo Manzano, Donato Prosdocimo, Virgilio Carnisio, Luigi Sarallo, Simone Bellagamba, Rino Di Maio, Carlo Fiorentino, Leopoldo Banchi, Maristella Campolunghi, Nando Chiappetta e Renato D’Aleo.

Exposição:  Imigração Italiana no Brasil

Mostra permanente na sala 2 do Instituto. A exposição contém reproduções de documentos e imagens dos italianos no Brasil, a contribuição do povo italiano no nosso contexto nacional, no local tem livros, revistas, jornais sobre o tema e é possível ver filmes sobre a imigração italiana no mundo, é possível fazer pesquisas.

Exposição: Índios do Brasil

Até 30 de dezembro de 2018.

Mostra exposta na sala 3 – Biblioteca Brasil-Itália. A exposição é composta de gráficas e objetos do mundo indígena do Brasil, é possível consultar livros e material sobre os índios e o Brasil.

Além das exposições, você pode conferir:

Videoteca Italiana 

Todas as terças-feiras, a partir das 9h00 até às 21h00. Exibição de documentários sobre a Itália e sua cultura.

Videoteca Brasileira 

Todas as quartas-feiras, a partir das 9h00h até às 21h00. Exibição de documentários sobre o Brasil e sua cultura.

Lembrando mais uma vez que a entrada é gratuita. Outras informações, ligue: 3221.4112

Anúncios

Confira a programação de filmes do Cine Clube Brasil Itália nesse mês de novembro

 

Confira a programação abaixo:

04/11/16             BOM DIA, NOITE

Em 1978 Aldo Moro (Roberto Herlitzka), o líder da Democracia Cristã, foi sequestrado e morto pelo grupo extremista Brigada Vermelha. Chiara (Maya Sansa) faz parte do grupo de sequestradores. Levando uma vida aparentemente monótona no trabalho, Chiara secretamente se engaja no grupo radical de esquerda. À medida que cresce seu fascínio pela vida utópica ela passa a enfrentar problemas com seus companheiros de luta, devido a força destrutiva que possui todos os que os cercam.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=DSac7XO-XQc

11/11/16             EM MINHA MEMÓRIA

Baseado num romance dos anos 60 de Furio Monicelli, o filme acompanha as dúvidas e angústias de Andrea, um homem bem sucedido que resolve abandonar tudo e se dedicar à vida religiosa em busca de um ideal, de uma razão de viver. A história se passa inteiramente dentro do mosteiro onde Andrea vai buscar seu refúgio espiritual, e o mundo exterior só é visto através de grades (quase sempre com carros, barcos ou trens em movimento ao fundo), reforçando a sensação, tanto para os personagens como para o espectador, de que aquele lugar possui um tempo e espaço próprios, à parte da experiência humana cotidiana.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ow-aNv52Zi8

18/11/16             100 PASSOS

O filme de 2000, dirigido por Marco Tullio Giordana, é baseado em fatos reais e narra a vida de Giuseppe “Peppino” Impastato, um ativista contra a máfia na Sicília. A história se passa em Cinisi, na província de Palermo, cidade natal da família Impastato. Cem passos é a distância da casa da família até a do chefão da máfia, Tano Badalamenti.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=RER9wD0iQLY

25/11/16             SANTA RITA DE CÁSSIA

A narrativa da história de Santa Rita de Cássia, conhecida em todo o mundo como “a santa das causas impossíveis”. Essa superprodução é o melhor e mais completo filme já feito sobre essa personagem da história do cristianismo. Filmada em belíssimas locações na Itália, sua terra natal, a obra acompanha toda a trajetória de Santa Rita: o casamento na juventude, a morte trágica do esposo e dos filhos, a entrada no convento e sua exemplar vida religiosa.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=pYNq5HXMrxo

Todas as sextas, às 9h00, 15h00, 17h00 e 19h00

No Instituto de Cultura Brasil Itália

Entrada gratuita

Confira!

Confira a programação do Cine Clube Brasil Itália para o mês de outubro

Confirma a seguir a programação de filmes para o mês de outubro no Cine Clube Brasil Itália. Para esse mês, uma seleção especial de clássicos do cinema italiano, trazendo aspectos da cultura do país da bota, tomados por uma mistura de sentimentos: romance, drama, comédia. Confira.

E não esqueça: Cine Clube Brasil Itália, acontece todas as sextas, às 9h00, 15h00, 17h00 e 19h00, com entreda gratuita, no Instituto de Cultura Brasil Itália.

ieri_oggi_domani07/10/16             ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Narra a histórias de três mulheres (todas interpretadas por Sophia Loren) muito diferentes entre si e os homens que elas atraem. Adelina é sentenciada a prisão, mas pode escapar enquanto estiver grávida, essa solução deixa o marido esta exausto e a prisão parece algo inevitável. Anna esta entediada e resolve dar carona a um escritor, ele dá a atenção que ela precisa e a ajuda a fugir daquele lugar. Mara chama a atenção de um ingênuo seminarista, fazendo com que ela brigue com sua avó e faça um voto de castidade.

veja o trailer do filme.

c_22_schedafilm_2554_upiimage14/10/16             SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA

É um filme sobre o ciúme. Na antiga cidade de Pozzuoli, as pessoas que vivem na região acreditam que os movimentos constantes do solo ocorrem por causa do antigo culto da Grande Mãe. Um dos seguidores, Luigi Iannello (Luciano de Crescenzo), um professor e cientista acreditava que a deusa se identificava com várias figuras femininas e entre elas estava sua vizinha Rosa Priore (Sophia Loren), casada com Don Peppino (Luca de Filippo). Rosa é famosa por seus dotes culinários, em especial por seu ragu. Num almoço que reúne todos os personagens dá inicio a um conflito de relacionamento.

veja o trailer do filme.

matrimonio-all-italiana21/10/16             MATRIMONIO À ITALIANA

Durante a Segunda Grande Guerra, Domenico (Marcello Mastroianni), um bem sucedido homem de negócios e mulherengo encontra a jovem e linda Filumena (Sophia Loren) em um bordel. Após a guerra ele aluga um apartamento para ela e os dois se tornam amantes durante 22 anos. Porém, o que Domenico não sabe, é que Filumena tem três filhos que são criados por babás, e ao mesmo tempo, ele inicia planos para se casar com uma jovem empregada. Fingindo estar à beira da morte, Filumena tenta enganá-lo para que ele se case com ela. Domenico cancela seu casamento e Filumena lhe conta sobre os seus três filhos dizendo que um deles pertence a Domenico, mas não lhe diz qual.

veja o trailer do filme.

18897_poster28/10/16             ACONTECEU NA PRIMAVERA

Aconteceu na Primavera é um dos filmes mais elogiados dos Irmãos Taviani, diretores de grandes clássicos do cinema italiano. O filme narra um drama envolvente filmado nas mais belas regiões da Itália. Em plena guerra, um jovem tenente apaixona-se pela bela camponesa da região, mas uma inesperada traição marca o fim desse bonito caso de amor. A partir daí, tem início a lenda da família Benedetti. Por mais de dois séculos, três diferentes gerações participam de uma mesma história de traição e poder, em busca de vingança. A maldição dos Benedetti é mais forte que a própria morte.

Dicas on-line de gastronomia e cultura italiana

Um dos maiores símbolos italianos é sua gastronomia. É comum em diferentes países, os hotéis fazerem receitas italianas como representação do que se chama de cozinha internacional. Entre suas particularidades, massas, molhos e claro, o vinho ideal são aspectos agradáveis que permitem a todos um momento de prazer e acesso à cultura do país da bota.

Na internet é possível encontrar vários sites com dicas de receitas, combinações de vinhos e até mesmo história das receitas. Um desses sites é o Pecadodevinho.com , gerenciado por uma paulistana residente em Milão.

O site trás receitas de pratos e molhos, discas de vinho e o mais legal: os textos podem ser lidos tanto em português como em italiano. Assim, você aproveitar para estudar a língua e aproveitar as sugestões.

Mas se a língua italiana está parecendo distante e você está aqui no Recife, venha aprender italiano com a gente.

vinho_italia

 

Confira a programação de filmes grátis do Cine Clube Brasil Itália neste mês de setembro

DIA:  02/09/16

260x365_519ebb455c7b8

AGATA E A TEMPESTADE

Um filme pintado com cores vivas e alegres (literalmente até, graças a uma direção de arte com sotaque almodovariano), esbanjando bom humor e situações cômicas. O resultado é uma comédia dramática que mistura com inteligência e singeleza um punhado de personagens verossímeis. Diretor: Silvio Soldini. Ano: 2004. Duração: 117min.

 

Trailer: https://youtu.be/Rh-pbdtzfSE

DIA: 09/09/16

pao-e-tulipasPÃES E TULIPAS

Em viagem a Itália, dona de casa é esquecida pela família em restaurante de beira de estrada. De início preocupada, decide realizar seu sonho e conhecer Veneza. Acaba estendendo sua estada por lá. Diretor: Silvio Soldini. Ano: 2000. Duração: 117min

 

 

Trailer: https://youtu.be/Uousr1w1TiE

DIA: 16/09/16

19962446A VIDA É BELA

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. Diretor: Roberto Begnini. Ano: 1999. Duração: 157min.

Trailer: https://youtu.be/8beVLRzEqD0

DIA:  23/09/16

mediterraneoMEDITERRÂNEO

Durante a Segunda Guerra Mundial, um navio italiano deixa alguns soldados em uma pequena ilha no mar grego, com o intuito de localizar navios inimigos e manter a ilha segura em caso de ataque. O lugar parece deserto e tudo corre bem. Até que o navio dos soldados é atacado e destruído Diretor: Gabriele Salvatores. Ano: 1992. Duração: 136min.

 

Trailer: https://youtu.be/Rbt9o1UyPoE

DIA: 30/09/16

416689ESTAMOS TODOS BEM

Itália. Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) vive sozinho na Sicília. Ele aguarda a vinda de seus filhos no verão, mas todos acabam desmarcando a viagem em cima da hora. Matteo resolve então visitar cada um deles, algo que jamais tinha feito. Nesta viagem ele parte para as cidades de Nápoles, Roma, Milão, Florença e Turim, sendo que em cada uma delas vive um de seus filhos. Diretor: Giuseppe Tornatore. Ano: 1990. Duração: 126 min.

Trailer: https://youtu.be/wfUFm6CkeUc

Cine Clube Brasil Itália

Todas as Sextas-feiras

Sessões às 15h00; 17h00; e 19h00

Entrada franca

Confiram!

Confira a programação de filmes neste mês de julho no Cine Clube Brasil Itália

nuovomondo01/07/16   NOVO MUNDO

Sicília, começo do século XX. Salvatore Mancuso (Vincenzo Amato) quer recomeçar a vida no Novo Mundo. Decidido, ele vende tudo o que tem para custear a viagem com os filhos e a velha mãe, para um lugar onde haja mais trabalho e pão para todos. O destino escolhido é Nova York, nos Estados Unidos. Mas ao longo da viagem os problemas se acumulam, desde o embarque no navio até as dificuldades de imigração nos Estados Unidos.

Veja o trailer do filme: https://youtu.be/FiVUpK3SdHk

babilonia108/07/16 BOM DIA, BABILONIA

Em busca de uma vida melhor, os irmãos Nicola (Vincent Spano) e Andrea (Joaquim de Almeida) imigram para os Estados Unidos. Acabam trabalhando em Hollywood na construção dos cenários luxuosos do filme Intolerância. 

Veja o trailer do filme: https://youtu.be/PWSgkY9J4bA

d9346747d98f46334cf6815f7dd83acf_jpg_290x478_upscale_q9015/07/16  ORIUNDI

É a festa de aniversário de Giuseppe Padovani, mas para este imigrante italiano de 93 anos de idade, parece não haver motivo para celebração. Sua saúde está frágil, sua família se despedaçando e a fábrica que ele e a esposa criaram há mais de 60 anos está à venda.

Veja o trailer do filme: https://youtu.be/Qx7qQwgA59w

poster-o-quatrilho22/07/16  O QUATRILHO

Em 1910, numa comunidade rural no Rio Grande do Sul habitada por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem sob o teto de uma mesma casa. O tempo faz com que a esposa de um marido se interesse pelo marido da outra. Ambos decidem fugir e recomeçar nova vida, deixando para trás seus parceiros.

Veja o trailer do filme: https://youtu.be/Vu7oHs-x-20

200px-letters_to_juliet_poster29/07/16  CARTAS PARA JULIETA

Sophie e Victor viajam à Verona palco da história Romeu e Julieta para uma pré lua-de-mel. Só que Victor está mais interessado em fazer contatos para seu futuro restaurante em Nova York, enquanto Sophie se distrai com um grupo de voluntárias que responde cartas endereçadas a Julieta, procurando conselhos amorosos.

Veja o trailer do filme: https://youtu.be/QRKdG9Y3K4w

Confira a programação do Cine Clube Brasil Itália nesse mês de junho

O mês junino tem além de festas e comidas típicas, uma excelente programação de filmes grátis para você aproveitar, aqui no Cine Clube Brasil Itália. Confira:

03/06/16 ANTES DA REVOLUÇÃO
Parma, 1964. Fabrizio é um jovem de 22 anos apaixonado, idealista, mas acomodado. A morte de seu amigo Agostino, supostamente por suicídio, o faz questionar seu presente e futuro. Um conturbado relacionamento amoroso com Gina, sua tia, aumenta ainda mais o conflito de ideias do rapaz. Diretor: Bernardo Bertolucci; Ano: 1964; Duração: 155 min.
10/06/16 CANDELABRO ITALIANO
Uma jovem americana, viaja a Itália em busca de romance e aventura, em Roma, é cortejada por um estudante americano e um descendente de nobres italianos. Diretor: Delmer Davis; Ano: 1962; Duração: 119 min.
17/06/16 SOB O SOL DA TOSCANA
O filme conta a história de uma escritora recém-divorciada que compra uma casa de campo na Toscana, na esperança de começar uma nova vida. Diretor: Audrey Wells; Ano: 2004;       Duração: ll3 min.

Não esqueça, todas as sextas, as 09h; 15h; 17h e 19h.

Entrada franca. Aproveite

Confira a programação do Cine Clube Brasil Itália nesse mês de maio.

Na dúvida entre o que fazer nas sextas feiras de maio, sugerimos que decida depois de conferir a programação do Cine Clube Brasil Itália.

Não esqueça, todas as sextas, as 09h; 15h; 17h e 19h. Entrada franca.

MAIO

06/05/16 CARO DIÁRIO
caro_diario

A experiência cotidiana e a alegria de viver divididas em três partes que contam experiências pessoais passíveis de serem escritas em um diário. A primeira parte é Na Minha Vespa, que fala das viagens diárias de Moretti. A segunda se chama Ilhas, e mostra Moretti e um amigo em busca de uma ilha tranquila, nunca encontrada, onde eles possam trabalhar. A terceira é Médicos, um sério relato sobre a experiência de Moretti com o câncer. Diretor: Nanni Moretti. Ano: 1993. Duração: 149 Min.

Veja o trailer do filme.

13/05/16 CAOS CALMO
500_9789892302119_caos_calmo20-1_254dpi

Após a morte inesperada da mulher, Pietro é acometido de uma estranha mistura de caos e calma. Ele passa a estabelecer uma rotina em torno de sua filha, esperando que a situação mude. Amigos, colegas e familiares aparecem para confortá-lo, mas acabam a falar das suas próprias dores e problemas. Adaptado a partir do premiado romance de Sandro Veronesi. Direção: Antonello Grimaldi. Ano: 2008.  Duração: 107 min.

Veja o trailer do filme. 

20/05/16 HABEMUS PAPA
poster-do-filme-habemus-papam-1331857635412_300x420

Após a morte do Papa, o conclave do Vaticano se reúne para escolher seu sucessor. Após várias votações, enfim há um eleito. Os fiéis, amontoados na Praça de São Pedro, aguardam a primeira aparição do escolhido (Michel Piccoli), mas ele não vem a público por não suportar o peso da responsabilidade. Tentando resolver a crise, os demais cardeais resolvem chamar um psicanalista (Nanni Moretti) para tratar o novo Papa. Diretor: Nanni Moretti. Ano: 2011. Duração: 142 min.

Veja o trailer do filme. 

27/05/16 O PEQUENO DIABO
250px-il_piccolo_diavolo

Maurice, um Padre que vive em um colégio interno em Roma, é um dia convocado para exorcizar o demônio de uma senhora. O próprio demônio sai em forma de humano, porém, gentil chamado Giuditta. O que Maurice não sabe é que Giuditta vai virar sua vida de cabeça para baixo. Diretor: Roberto Begnini. Ano: 1988. Duração: 150 min.

Veja o trailer do filme. 

Buon divertimento e a dopo.

O caso do acaso: como conheci o ICBI e agradeço por isso

Era para ser apenas um pequeno depoimento para ajudar na reformulação do site do ICBI, mas as experiências são tão marcantes, vão além do apenas aprender a língua italiana, que alguns depoimentos rendem grandes histórias. a seguir segue uma delas, de nossa companheira Hilda Bastos, gestora de RH e eternamente aluna do Instituto.

DSC00379
Lá no meu interior, diga-se de passagem, ouvia música tocada em radiolas com aqueles discos de vinil. Eles me eram emprestados por um amigo que dizia que aqueles discos eram de músicas internacionais. Isso me parecia obvio, afinal, as músicas definitivamente não eram cantadas em português. Mas em um desses discos, uma das músicas me cativou grandemente. Sabia que era uma música em uma língua diferente, não sabia qual, mas era capaz de entender após aquela estofe de ritmo e sentimento emotivo uma palavra: Roberta.

Anos depois, cheguei ao Recife, estabeleci nova vida, novo ritmo, um novo cotidiano. Um certo sábado me deparei em casa com saudades daquelas músicas, com saudades da Roberta, que agora já sabia, era uma música italiana.

Apenas agi. Sem rumo, sai dirigindo pelas ruas da cidade e por acaso me vejo diante de uma casa, coincidentemente localizada a frente do local em que morava a tia do meu marido. Parei. Pensei, nem me demorei muito, olhei e disse a mim mesma, buscando compreensão: o que vim fazer aqui?

Desci do carro, dirigi-me à casa, adentrei e fiz o que todo matuto faz: ô de casa!

Logo aparece aquela senhora, de presença marcante, para mim um pouco mística e retorna: Boa tarde! Em que posso ajudar?

Eu sem jeito lhe pergunto: Isso aqui é o quê?

Ela responde com nova pergunta: você acha que é o quê?

Eu: não sei, pode me dizer o que é?

Então ela conclui: aqui minha flor, é o Instituto de Cultura Brasil Itália.

Foi o suficiente para querer aprender a língua e a cultura desse país maravilhoso, através da meglio professoressa della língua italiana.

E não é que acabei indo conhecer, sem medo algum de errar, claro, a terra de Roberta, da pizza, do macarrão, da Divina Comédia e tantas outras coisas maravilhosas! Ah! linda Itália.

Professoressa Cristina, la segnora é show di pala!

DSC00388 DSC00963

E você? também conhece o Instituto de Cultura Brasil Itália? tem vontade de aprender a língua, conte para nós, vamos compartilhar nossas experiência.

A dopo.

Programação do Cine Clube Brasil Itália nesse mês de abril

Confira a programação do Cine Clube Brasil Itália para o mês de abril. Filmes clássicos consagrados e obras primas mais recentes para agradar aqueles que apreciam a sétima arte.

Os filmes são exibidos sempre as 9h00, 15h00, 17h00 e 19h00.

A entrada é franca.

ABRIL
01/04/16 ENSAIO DE ORQUESTRA
ensaio-de-orquestra

No que era a antiga capela da Roma medieval, um oratório recebe as performances de uma orquestra musical. As competições internas e as hierarquias que existem dentro do grupo de instrumentistas são postas em evidência quando estes são entrevistados por uma equipe televisiva presente no local. Diretor: Federico Fellini, ano: 1979, Duração: 112 min.

08/04/16 AMACORD
19870570

Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anticonvencional. Diretor: Federico Fellini, ano: 1960, duração: 207 min.

15/04/16 A DOCE VIDA
21016121_20130627151329351

Filme franco-italiano de 1960, de gênero drama dirigido pelo cineasta Federico Fellini, sendo normalmente citado como o marco da transição de seus estilos, do neorrealismo para o simbolismo, e um dos filmes mais importantes da década de 1960 e do século XX. Diretor: Federico Fellini, ano: 1960, duração: 180 min.

 

22/04/16 MODIGLIANI
288406gg

Em Paris, no ano de 1919, pelo menos dois importantes pintores disputavam as atenções no mundo das artes: Amedeo Modigliani e Pablo Picasso. Este filme mostra a rivalidade entre eles, mas principalmente os últimos dias de vida de Modigliani (que era judeu) e seu tórrido romance com a bela e jovem Jeanne Hebuterne (que era católica). Diretor: Mick Davis, ano: 2004, duração: 128 min.

29/04/16 O HOMEM QUE AMA
9293_big

Roberto, um farmacêutico de 40 anos, envolvido com família, trabalho e mulheres, com seus dramas. Diretor: Maria Sole Tognazzi, ano: 2008, duração: 92 min.